quinta-feira, 29 de março de 2007

Análise financeira de projetos

Uma das funções mais importantes do administrador financeiro é a de planejamento. Para elaborar projetos é preciso, em primeiro lugar, que seja capaz de determinar a situação atual da empresa. Não se deve lançar uma empresa financeiramente fraca num programa de expansão e de grande atividade promocional. Em outras palavras, os projetos precisam ser compatíveis com a capacidade financeira da empresa. Ao administrador financeiro cabe, então, saber como proceder à análise da situação da empresa, ao estimar suas possibilidades. A análise financeira requer que definamos, primeiramente, nosso ponto de vista, quer como credor a curto ou a longo prazo, quer como proprietário. Freqüentemente outras pessoas, além dos proprietários, são convidadas a investir fundos na empresa. Daí a necessidade de o administrador financeiro analisá-la, também do ponto de vista destes terceiros. As demonstrações financeiras da empresa apresentam uma situação tal que encoraje os credores e investidores atuais a continuarem mantendo seus recursos na empresa? Será esta situação é suficientemente boa para atrair novos fundos? Como conhecida a situação financeira da empresa, que espécie de fundos poderão ser procurados? Se uma companhia, por exemplo, já estiver sobrecarregada de dívidas, será desaconselhável planejar empréstimos adicionais. É preciso entender as principais dimensões do processo de planejamento financeiro para administrar eficientemente as atividades financeiras da empresa e, conseqüentemente, maximizar o preço de sua ação. Planejamento de caixa e planejamento de lucro são dois aspectos importantes do processo. O planejamento de caixa, que é realizado em geral pela elaboração do orçamento de caixa, é crítico, uma vez que o caixa é elemento vital da empresa; sem caixa adequada - independente do nível de lucros - a empresa poderá tornar-se inadimplente e falir. O planejamento do lucro normalmente é feito pelas demonstrações financeiras projetadas que mostram os níveis antecipados de lucros, ativos, passivos e patrimônio líquido. Os orçamentos de caixa e as demonstrações projetadas não são apenas úteis para planejamento financeiro interno, mas também são comumente exigidos pelos credores atuais e futuros. O processo de planejamento financeiro inicia-se com a elaboração dos planos financeiros a longo prazo que ditam os parâmetros gerais refletidos nos planos e orçamentos a curto prazo. Em geral, os planos e orçamentos a curto prazo são guias operacionais para atingir os objetivos a longo prazo da empresa.

Planos Financeiros a Longo Prazo

Os planos financeiros a longo prazo em geral refletem o impacto antecipado da implementação de ações planejadas sobre a situação financeira da empresa. Tais planos tendem a cobrir períodos que vão de dois a dez anos; é bastante comum o emprego de planos qüinqüenais, que são continuamente revistos à chegada de novas informações. Geralmente tais empresas, sujeitas a elevados graus de incerteza operacional ou a ciclos de produção relativamente curtos, ou ambos, tenderão a empregar horizontes de planejamentos mais curtos. Os planos financeiros a longo prazo tendem a focalizar a implementação de dispêndios de capital propostos, atividades de pesquisa e desenvolvimento, ações de marketing e relacionadas com o desenvolvimento de produtos, e importantes fontes de financiamento. Deve-se incluir também a conclusão de projetos existentes, de linhas de produto, ou ramos de negócios; reembolso ou amortização de dívidas e quaisquer aquisições planejadas. Tais planos tendem a ser subsidiados por inúmeros orçamentos e planos de lucros anuais.

Planos Financeiros a Curto Prazo

O processo de planejamento financeiro a curto prazo reflete os resultados esperados de ações a curto prazo. Tais planos cobrem um período de um ou dois anos. Dentre os principais insumos incluem-se: a previsão de vendas e várias formas de dados operacionais e financeiros; já os principais resultados incluem inúmeros orçamentos operacionais, o orçamento de caixa e demonstrações financeiras projetadas. Utilizando-se a previsão de vendas como insumo básico, é desenvolvido um plano de produção que leva em conta o tempo necessário para se converter a matéria-prima em produto acabado. A partir do plano de produção, estimam-se os tipos e quantidades de matérias-primas necessárias durante o período de previsão. Com base nestes dados, pode-se programar quando e quanto comprar de matéria-prima, fazer estimativas do montante de mão-de-obra necessária e avaliar os custos indiretos da fabricação. E, por fim, analisar as despesas operacionais, especificamente as despesas com vendas e administrativas, baseando-se no nível de operações necessário para sustentar as vendas previstas. Após a elaboração dessa série de planos, é possível desenvolver a Demonstração do Resultado projetado. O orçamento de caixa pode ser elaborado com base em períodos mensais ou trimestrais de recebimentos e pagamentos. Logo, tendo como insumos básicos a Demonstração do Resultado, o orçamento de caixa, o plano de financiamento a longo prazo, o plano de investimento de capital e o Balanço do período corrente, pode-se desenvolver o Balanço projetado da empresa. A Demonstração do Resultado tem a finalidade de achar a variação projetada em lucros acumulados, depreciação, estoques e impostos. O orçamento de caixa informa os dados sobre o saldo de caixa, o nível de duplicatas a receber, o nível de duplicatas e títulos a pagar. O plano de financiamento a longo prazo informa os dados sobre as variações nos passivos a longo prazo e no patrimônio líquido que podem ser atribuídas a decisões de financiamento. Já as variações esperadas nos ativos imobilizados são indicadas no plano de investimento de capital. O Balanço Patrimonial do período precedente fornece valores iniciais que permitirão a mensuração das alterações em várias contas do balanço como ativos permanentes, ações ordinárias e lucros acumulados. Do Balanço do período mais recente extraem-se os valores para o saldo inicial de estoques, de duplicatas a receber, de caixa e de passivos. Salienta-se, ainda, a importância de se comparar o Balanço projetado com o Balanço corrente, para verificar se a demonstração projetada foi satisfatória. Pode haver uma discrepância nítida que poderá ser reconciliada mediante análise posterior.

Orçamento de caixa

O orçamento de caixa possibilita ao administrador planejar suas necessidades de caixa a curto prazo, ou seja, dá se atenção aos excessos e faltas de caixa e tem-se uma visão clara da época em que ocorrerão recebimentos e pagamentos previstos durante um determinado período. O orçamento de caixa cobre, geralmente, um ano, embora possa ser desenvolvido para qualquer período, que por sua vez, é subdividido em intervalos. O número e o tipo de intervalos vão depender da natureza do negócio. Quanto mais sazonais e incertos forem os fluxos de caixa da empresa, tanto mais numerosos devem ser os intervalos. Se foi feito um orçamento de caixa para um período superior a um ano, justificam-se intervalos temporais menos freqüentes devido às dificuldades e incerteza de se prever vendas e itens que envolvem caixa. Para se reduzir a incerteza do orçamento de caixa, além de muita cautela no preparo das previsões de vendas e de outras estimativas incluídas, há duas alternativas: elaborar vários orçamentos de caixa, cada um baseado em suposições diferentes ou um mais sofisticado que usa a distribuição probabilística dos fluxos finais de caixa para cada mês, que determina o montante de financiamento necessário para obter certo grau de proteção contra um déficit de caixa.

Planejamento do Lucro

O processo de planejamento do lucro está centrado na elaboração de demonstrações projetadas – Demonstrações do Resultado e Balanços Patrimoniais. A elaboração dessas demonstrações exige uma fusão cuidadosa de inúmeros procedimentos que levem em conta as receitas, custos e despesas resultantes do nível de operações antecipado.

Um comentário:

AIB FUNDING. disse...

Agora possuo um negócio próprio com a ajuda de Elegantloanfirm com um empréstimo de US $ 900.000,00. com taxas de 2%, no começo, eu ensinei com tudo isso era uma piada até que meu pedido de empréstimo fosse processado em cinco dias úteis e meus fundos solicitados fossem transferidos para mim. agora sou um orgulhoso proprietário de uma grande empresa com 15 equipes trabalhando sob mim. Tudo graças ao agente de empréstimos Russ Harry, ele é um Deus enviado, você pode contatá-los para melhorar seus negócios em .. email-- Elegantloanfirm@hotmail.com.