quinta-feira, 29 de março de 2007

Afinal, o que é administração financeira?

A administração financeira está estreitamente ligada à economia e contabilidade, podendo ser vista como uma forma de economia aplicada, que se baseia amplamente em conceitos econômicos. A importância da economia para o desenvolvimento do ambiente financeiro e teoria financeira pode ser melhor descrita em função de suas áreas mais amplas – MACROECONOMIA e MICROECONOMIA.

MACROECONOMIA: Estuda a estrutura institucional do sistema bancário, intermediários financeiros, o tesouro nacional e as políticas econômicas de que o governo federal dispõe para controlar satisfatoriamente o nível de atividade econômica dentro da Economia. A teoria e a política macroeconômica não conhecem limites geográficos: elas visam estabelecer uma estrutura internacional segundo a qual os recursos flutuam livremente entre instituições e nações, a atividade econômica seja estabilizada e o desemprego possa ser controlado.

MICROECONOMIA: As teorias microeconômicas fornecem a base para a operação eficiente da empresa. Visam definir as ações que permitirão à empresa obter sucesso. Os conceitos envolvidos nas relações de oferta e demanda e as estratégias de maximização do lucro são extraídas da teoria microeconômica. Questões relativas à composição de fatores produtivos, níveis “ótimos” de vendas e estratégias de determinação de preço do produto são todas afetadas por teorias no nível microeconômico. A mensuração de preferências através do conceito de utilidade, risco e determinação de valor estão fundamentados na teoria microeconômica.

Em empresas pequenas, a função financeira é geralmente realizada pelo departamento de contabilidade. À medida que a empresa cresce, a importância da função financeira normalmente leva à criação de um departamento financeiro separado – uma unidade organizacional autônoma, ligada diretamente ao presidente da companhia, através de um vice-presidente de finanças. O tesoureiro geralmente é responsável por conduzir atividades financeiras, tais como a administração de caixa, a elaboração de planos e decisões sobre investimentos de capital, a administração das atividades de crédito e administração da carteira de investimentos. O controller geralmente conduz as atividades contábeis relacionadas com impostos, processamento de dados, contabilidade de custos e contabilidade financeira.

Nenhum comentário: